A avaliação neuropsicológica normalmente é solicitada pelo neurologista ou psiquiatra, pela escola ou profissionais que atuam com crianças e adolescentes. Consiste em um método de investigação do funcionamento cerebral a fim de mapear o perfil cognitivo de cada indivíduo. Dentre as funções investigadas estão a atenção, a memória, a linguagem, a capacidade de resolução de problemas, as habilidades aritméticas, entre outros. As chamadas funções executivas também passam pela análise do teste, como competências para planejamento, controle, organização mental, entre outras, são consideradas durante a avaliação.
Visa identificar a possível origem de transtornos de comportamento ou de aprendizagem, quando o que é apresentado pelo paciente destoa do que é esperado para sua faixa etária, ou frente a seu próprio desenvolvimento.
Estes podem apontar para critérios diagnósticos de:
• Transtornos de humor (Depressão, Ansiedade, Estresse Pós-Traumático etc);
• Transtornos cognitivos (déficits cognitivos, déficit atencional, dificuldades de memorização e concentração, organização espacial, etc);
• Transtornos específicos da aprendizagem
• TDA/TDAH – Trastorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade
• TEA – Transtorno do espectro autista
A avaliação neuropsicológica é realizada através de entrevistas, aplicação de testes, escalas e inventários e sua realização tem a duração média de 06 encontros (06h), podendo variar de acordo com a complexidade de cada caso.