22 de setembro de 2016 Andreia Calçada

Coimba IV Jornadas Lusobrasileiras sobre parentalidade

“Dilemas entre o Real e o Falso Abuso Sexual”

A todos os interessados estarei com outros especialistas na área em vídeo conferência participando da IV Jornada Luso Brasileira sobre parentalidade que acontecerá em Coimbra a convite da Dra. Sandra Inês no dia 14 de outubro às 15h. Um grande prazer!

A ASOS – Associação Soltar os Sentidos, o Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, a Revista Digital Luso-Brasileira de informação e consciencialização para o tema da Alienação Parental, o Instituto Brasileiro do Direito da Família e a Associação Brasileira Criança Feliz, organizam conjuntamente as IV Jornadas Luso-Brasileiras sobre Parentalidade com o título “Dilemas entre o Real e o Falso Abuso Sexual”. Estas jornadas realizar-se-ão no dia 14 de Outubro pelas 15h00 no Auditório do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados. A entrada é livre mas com inscrição obrigatória no site do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados referido no cartaz.

Pretende-se um momento de reflexão e partilha de conhecimentos sobre um dos fenómenos mais devastadores em relação às Crianças que é o Abuso Sexual, tanto na sua vertente Real como Falsa. De facto o aumento deste tipo de queixas nos últimos anos, principalmente após o caso Casa Pia, conjugado com o enorme número de processos arquivados e seus contornos específicos, obriga-nos a repensar toda a forma como se actua nestes casos, encarando a grande dúvida – estamos perante um caso de real abuso sexual ou perante um caso de Alienação Parental, logo de abuso psicológico? Assim, procurou-se a abordagem nas demais comunicações, tanto numa vertente da Psicologia como do Direito, de várias temáticas pertinentes, como a identificação entre o real e o falso abuso sexual, as perícias e sua aplicação, a credibilidade do discurso da Criança, como se deve decidir em função de uma real protecção da Criança, o que devem os agentes da justiça requerer em termos de perícias e quesitos, entre outras abordagens. Os destinatários são: Advogados, Advogados Estagiários, Magistrados do Direito e do Ministério Público, profissionais da Psicologia, Serviço Social, Mediadores Familiares, Educadores, Estudantes, Investigadores com interesse na temática e outros profissionais que se dediquem ao Direito de Família. Estas jornadas contam com a presença dos seguintes estimados Oradores: Drª Lenita Pacheco Duarte – “Identificação entre o real e falso abuso” Drª Andreia Calçada – “Perícias psicossociais e abuso” Dr Carlos Peixoto – “Abuso Sexual de Crianças: Prova, Credibilidade e Processo de Decisão” Dr Joaquim Manuel Silva – “O papel dos tribunais face às alegações de abuso” Dr Maria Berenice Dias – “Entre a convivência familiar e o abuso sexual” Drª Sandra Inês Feitor – “Voz silenciada: requerimento de perícia e quesitos””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *